Pesquise no Google ou neste site

Google
 

28.1.07

Escrevendo a história do lado certo

A igreja evangélica vive hoje no Brasil um dos momentos mais delicados da sua história. Devido a diversos escândalos e abusos religiosos cometidos por algumas instituições, a igreja perdeu o crédito diante da sociedade como órgão mantenedor da moral e da ética. Falsos mestres e charlatães posam como líderes religiosos em diversas camadas da “cristandade” e tudo isso me faz lembrar um pouco a igreja católica na época de Lutero onde se usava a autoridade da igreja e o nome de Cristo para manipular as massas ao bel prazer. Não estou generalizando, ainda existem instituições sérias que se mantém na Sã Doutrina. Mas está claro e nítido que a grande maioria se desviou dos propósitos pelo quais os Apóstolos na igreja primitiva lutaram e morreram. Muitas instituições tornaram-se um fim em si mesmas e "engessaram". Já outras buscarm métodos para tirar dinheiro dos fiéis, pervertendo o ensinamentos bíblicos sobre os dízimos e ofertas. Já outras etc e etc...e aí vai.
Mas o motivo pelo qual estou postando aqui não é para falar dessas coisas que já foram trazidas a luz e estão expostas pra quem quiser ver. Quero falar do verdadeiro propósito de Cristo ao pedir que os discípulos dessem continuidade a obra após sua ressurreição e ascensão aos céus.
Lendo a história dos apóstolos no livro de Atos, percebemos que eles viviam em comunhão compartilhando coisas boas e vivendo a espiritualidade de uma maneira sadia e harmoniosa. Eram amigos, viviam como família e a sua Fé não se restringia a “locais sagrados”. Era uma época onde não existiam “templos evangélicos” . Reuniam-se nas casas uns dos outros para compartilhar os ensinos de Cristo, para ter momentos de alegria e encorajamento. Isso não quer dizer que eles não tinham problemas. Eles eram homens como nós e tinham seus momentos de altos e baixos. Pergunto: o que fez a Igreja primitiva ser tão especial, tão marcante e tão diferente do que vemos hoje e onde está a Igreja verdadeira nos nossos dias?

-Em primeiro lugar, a igreja primitiva realmente era guiada pelo Espírito de Deus (isso dispensa comentários e não era privilegio só deles, todos podem contar com esse Poder). Preocupavam-se em seguir o único dogma deixado por Cristo, o Amor.
-Em segundo e último lugar, diferente dos religiosos da época (e dos de hoje também) ela escreveu sua história do lado certo: do lado de fora das sinagogas e dos templos.

Se nós pudéssemos voltar no tempo encontraríamos os discípulos de Cristo e os apóstolos nas esquinas e nas praças pregando o Evangelho. Veríamos discípulos indo até os becos e vielas, curando cegos, mancos e leprosos. Lutando diante dos imperadores pela Fé verdadeira e suportando a oposição dos líderes religiosos da época. Expandindo o reino de Deus aos excluídos. Ajudavam os necessitados não preocupados em se autopromover ou em ser vistos pelos homens como caridosos , mas por amor. Eles não esperavam as pessoas irem até eles “na igreja mais próxima”(rsrs), mas se movimentavam na direção dos errantes e lhes pregavam as Boas Novas: a chegada do reino de Deus para todos!
Os discípulos de Cristo fazem a história do lado de fora dos portões da religiosidade:

- Como o próprio Mestre que viveu entre pecadores, comia e bebia com eles, mostrou-lhes o caminho verdadeiro para a vida , curou doentes e foi crucificado entre dois malfeitores diante de todos. Ele é o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas a as chama para fora do "curral da religiosidade" (Leia João cap. 10).

- Como o apóstolo Paulo, que em suas viagens levou a mensagem de libertação da alma a Judeus, gregos, e bárbaros. Que “se fazia de tolo para ganhar os tolos e de sábio para ganhar os sábios”. Ele quebrou as barreiras religiosas da época abrindo a porta do Reino de Deus para os gentios (todos os povos não judeus) que estavam do lado de fora.

A Igreja verdadeira está viva e espalhada por todo o mundo.
Ela escreve sua história no dia a dia intercedendo pelos homens e pregando o Evangelho nas esquinas, nas filas dos bancos, nas barraquinhas de pastel com caldo de cana, nos esbarrões sem querer, nas ruas, no trabalho, na vizinhança, nas creches, nos hospitais, nos guetos e etc. O Espírito de Deus age em todos os momentos e lugares.

O cenário já está pronto para fazermos a história!

Não se contente em fechar os olhos e levantar as mãos aos céus nos cultos de domingo e nas missas.
Abra os olhos e estenda as mãos a quem precisa.
Use seu talento para servir a Deus e para o bem da humanidade.



Isso é Evangelho!




Viva um dia de cada vez...
Paz

22.1.07

Deus


Os dogmas assustam como trovões
e que medo de errar a seqüência dos ritos!
Em compensação,Deus é mais simples do que as religiões.

(Mário Quintana)

16.1.07

Além da Terra, Além do Céu

Além da terra, além do céu
no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastros dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar
até onde alcançam o pensamento e o coração,
vamos!
vamos conjugar
o verbo fudamental essencial
o verbo transcendente, acima das gramáticas
e do medo e da moeda e da política,
o verbo sempreamar
o verbo pluriamar,
razão de ser e viver.


Carlos Drumond de Andrade



"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros"

[Jesus Cristo, aquele que amou os seus até o fim]

1.1.07

Perspectiva 2007

Mais um ano se passou!! Além da retrospectiva 2006 que sempre fazemos, devemos ter em mente a perspectiva para 2007 e perceber os sinais dos tempos. Todos nós queremos um 2007 feliz e cheio de paz. Mas não podemos esquecer ou fechar os olhos para o que tem acontecido ao nosso redor, pois temos visto se cumprir hoje as profecias do Evangelho sobre o final dos tempos.
Se queremos amor, temos que nos preparar para amar em um mundo onde o amor está se esfriando.
Se queremos paz, temos que viver e transmitir a paz que excede todo entendimento em um mundo de conflitos.
Amar nestes últimos tempos será uma batalha e para se ter paz teremos que lutar contra nosso próprio egoísmo. Devemos nos unir e pedir forças a Deus para conservar nossa consciência firme nesse propósito.
Vivam o Evangelho com toda intensidade e preguem essas Boas Novas com coragem: Jesus voltará para fazer Novos Céus e Nova Terra!!
Observem os sinais dos tempos...

"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavaras jamais passarão"
[Jesus Cristo, Rei dos reis e Sumo Sacerdote]




"Quero que me digam que eu tentei ser direito e caminhar ao lado do próximo.
Quero que vocês possam mencionar o dia em que tentei vestir o mendigo,
tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade.
Sim , se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto: um arauto da justiça, um arauto da paz, um arauto do direito.
Todas as outras coisas triviais não têm importância.
Não quero deixar nenhuma fortuna.
Eu só quero deixar uma vida de dedicação!
E isto é tudo o que eu tenho a dizer:
Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante,
Se eu puder animar alguém com uma canção,
Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo,
Se eu puder cumprir o meu dever cristão,
Se eu puder levar a salvação para alguém,
Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou......então a minha vida terá valido a pena!
"

[Martin Luther King Jr.]

Pequisar neste blog:

eXEmplo ouve!

O que se faz? Em que se crè? No que pensar?
Como na nossa música "Planos de bem", existem circunstâncias que nos levam a essas questões.
Todos nós vivemos situações difíceis no nosso dia a dia.
Existe alguma situação que você tem passado que deseja compartilhar conosco?
Escreva p/ contatoexemplo@yahoo.com.br.
Estaremos prontos para ouvir e aconselhar você. Não fique só, conte conosco!