Pesquise no Google ou neste site

Google
 

24.4.08

Fé é um salto no Invisível
É um passo no chão da Esperança
A Fé vem pelo ouvir
E a Palvra diz aos ouvidos: "Não tenha medo"
Você crê e salta
Você confia e dá o passo, caminha...
Só quem dá esse salto pode dizer como É
Assim como só Pedro sabe o que é sentir o mar como chão debaixo dos pés
Mesmo tendo duvidado por um instante, ele viveu a experiência

Fé é um salto no invisível
É um passo no chão da Esperança
Quem não deu esse salto e esse passo, teoriza a Fé
Não pode dizer como É


Valmir Nascimento

15.4.08

A era da estética

Me chamou a atenção ao ligar o computador nesta madrugada (através de uma leve insônia rs...) ver na primeira página do site de notícias do MSN uma matéria sobre beleza entitulada "A era da estética". A matéria se refere a busca pela beleza que temos vivído neste últimos tempos. Na tentativa de ficar bem com o espelho, mulheres de todas as faixas etárias e um número crescente de homens procuram os consultórios de cirurgia plástica. Lipoaspiração,silicone,lipoescultura, cirurgias de rejuvenecimento facial e etc...Todos estão "entrando na faca".
Nunca ouve tanta procura por cirugiões plásticos como temos nos dia de hoje.
Realmente os filósofos estão certos, esta é a era da estética.Mas existem pessoas que acabam pagando mais caro que alguns reais ou dólares. A um tempo atráz vi uma reportagem de uma mulher, mãe de família, que foi a um consultório fazer uma plástica no rosto pois iria a um casamento no mês seguinte. A cirurgia lhe custou a vida: ela morreu na mesa de cirurgia. O que seria um simples retoque para ir a um casamento com uma aparência mais jovem, se tornou tragédia familiar. Também foram notícia casos de modelos que morreram por anorexia, jovens viciadas em pílulas para imagrecer,a "moda" da bulimia e etc. Vemos estes casos e tantos outros casos indênticos e similares que aconteceram pelo brasil e pelo mundo. As pessoas não aceitam as marcas do tempo ou querem se encaixar nos padrões a qualquer custo. Todos querem a "fórmula da juventude" e estar de bem com o espelho e com o gosto da era, mas permitem que velhos problemas na alma permaneçam os mesmos por anos. Com isso tudo quero dizer que sou contra cirurgia plástica? Claro que não. Em certos casos, a cirurgia plástica é útil para recontituição em acidentes e para corrigir defeitos ou formas no corpo que causam certo tipo de constrangimentos. Ter cuidados com a pele, cabelos e se vestir bem é obrigação de cada um. Mas o assunto aqui é outro. Assim como os filósofos estão certos a respeito da "era da estética" em que vivemos e a busca pela beleza, os profetas também estão certos quando dizem que "não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Salmos 14.1-3).
E o que é buscar a Deus se não buscar sentido para si mesmo e para a vida? Ele é o Criador de todas as coisas e o único capaz de sondar a alma: o homem interior. A Palavra de Deus é como um espelho para alma revelando todas as suas imperfeições (Tiago1.23-24). As pessoas buscam a beleza exterior custe o que custar, seja em dólar, real ou libras esterlinas. Mas não há ninguén que busque custe o que custar a Sabedoria para viver a Vida com propósitos e sentido no interior do ser. Não há quem busque mergulhar para dentro de si e encarar seus medos e monstros internos expondo-os a Luz da Verdade para que possam libertar-se e estabelecer o equilíbrio e a paz no ser. As pessoas tem buscado ficar bem com o espelho mas isso não quer dizer estar de bem com a Vida. Podem estar cada vez mais belas por fora, mas desvanescendo e morrendo por dentro. Podemos adicionar a tudo isto não só a estética corporal mas o exibicionismo humano no que diz respeito ao conhecimento, a ciência, a posição social e a ostentação dos bens. Conhecimento que não leva ao Amor ao próximo e ao entendimento do que é a Vida mas ao ensoberbecimento intelectual e às guerras. Posição social e riquezas que não geram solidariedade, mas sim orgulho, cobiça e ganância. Sobre tudo isto a Palavra nos alerta: "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos...", "Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens -não provém do Pai, mas do mundo". E assim caminha a humanidade. Mas bem alertou o profeta:" Toda humanidade é como a relva, e toda a sua glória como a flor da relva; a relva murcha a cai sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre" (Isaías40.1-6). Tudo vai passar.
A nossa beleza vai passar e quando menos esperarmos, não seremos mais jovens e cheios de vigor. A marcas do tempo virão. Mas se ouvirmos a voz de Deus hoje e atentarmos para sua Palavra, ele nos garante Vida Eterna e um Espírito jovem, sadio e alegre por toda a Vida e renovação diária no homem interior. Como disse o escritor de Provérbios: "O coração alegre aformoseia o rosto".
O Mundo, sua glória e sua beleza passarão, mas as Palavras do Criador jamais passarão.
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração (HB 4.12)


Que nesta era possamos colocar nossa alma "na faca", para que tudo se faça novo dentro de nós e possamos dicernir o que é melhor.



Valmir Nascimento

Pequisar neste blog:

eXEmplo ouve!

O que se faz? Em que se crè? No que pensar?
Como na nossa música "Planos de bem", existem circunstâncias que nos levam a essas questões.
Todos nós vivemos situações difíceis no nosso dia a dia.
Existe alguma situação que você tem passado que deseja compartilhar conosco?
Escreva p/ contatoexemplo@yahoo.com.br.
Estaremos prontos para ouvir e aconselhar você. Não fique só, conte conosco!