Pesquise no Google ou neste site

Google
 

15.5.08

Pecado

Para Deus pecado não é novidade porque ele já vê o homem pecando a séculos. Ele estava lá quando os primeiros seres humanos pecaram.

Quando Adão e Eva pecaram, não foi Deus que escondeu sua face deles, foram eles que se esconderam. Foi Deus quem "puxou papo" e buscou se aproximar de Adão e Eva perguntando "Onde estás?".

Deus, com toda sua Santidade, se aproxima do pecador e tenta reconciliar-se com este e recomeçar o relacionamento (em Cristo Ele reconciliou consigo o mundo, II Cor 5.19). Deus não se assusta com os pecadores pois estes são o alvo do Seu amor e da sua obra redentora.

Nós, pecadores natos, muita das vezes tivemos-temos a atitude de nos afastar e julgar um pecador igual a nós. Nos escadalizamos e nos assustamos com o pecado dos outros (como se nós mesmos não fossemos pecadores).

Isso mostra que o pecado é um problema muito maior pra nós e na nossa relação com o próximo, do que pra Deus na sua obra Redentora nos seres humanos. Deus viu o pecado morrer e ser vencido na morte e ressurreição de Cristo. A religião sempre passou a idéia de um "Deus neurótico" em relação ao pecado que nada mais é do que o reflexo da neurose e culpa inbutida na mente do religioso. Foi para pessoas assim que Jesus disse: "Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo" (Mt.23.13).

É daí que vem toda essa tendência em se classificar pecados e escândalos e dar grau a cada um deles, esquecendo que todos pecaram e, de igual modo, todos nós carecemos da Glória Divina e da renovação diária do nosso ser interior.

Isso não quer dizer que devemos folgar com a injustiça, mas é tolice e insensatez se colocar na posição de juiz pois com a mesma medida que usamos para medir os outros, seremos medidos.

Deus nos livre e cure da Hipocrisia.

Que possamos ser imparciais e justos como é o Nosso Pai que está nos Céus. Que possamos ser pessoas cheias de Amor, Graça e Dicernimento e ser a extenção desta reconciliação entre Deus e os homens.

Lembre disso na sua próxima conversa com Deus

Valmir Nascimento

5 comentários:

Anônimo disse...

"Portanto, aquele que sabe fazer o bem e não o faz nisso está pecando." Tiago 4:17

Acredito que muitos irmãos se encontram fora da instituição igreja, mas não da Igreja de Cristo, devido o julgamento dos homens, pois no momento em que mais este irmão precisa de um ombro amigo, dão as costas para ele. Devemos olhar com simpatia o erro do irmão, e ser instrumento de fortalecimento e ajuda para este. Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra. Paz.

Daniel Lemos Agostinho.

Paulo Cruz (PC) disse...

Paz, manos!

Richard Foster diz algo mais ou menos assim: que devemos ter a humildade de não nos escandalizarmos com o pecado do nosso irmão, por mais escabroso que seja. E para fazer isso, basta simplesmente sabermos o quanto podemos ser piores.
Isso não significa coadunar com o pecado e sim nos preservar da atitude sentenciadora que geralmente temos quando sabemos de alguém que (usando o “riquíssimo” vocabulário crentês) “caiu”, e correr ao seu auxílio, em amor.

É aquele velho esquema:

Julgar pode (Jo 7:24), mas...
“...com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido, vos hão de medir a vós.” (Mt 7:2)

Que cada um de nós não engula somente o “pecado nosso de cada dia”, mas também o do nosso irmão.

E que Deus tenha misericórdia de todos nós!

Abração,
PC

Unknown disse...

GOSTEI MUITO DESTE TEXTO FALOU MUITO COMIGO NESTE MOMENTO EM QUE ESTOU PASSANDO. TENHO EM MINHA IGRJA UM AMIGO QUE FUMA E ESTÁ NO GRUPO DE LOUVOR.FICO MEIO INDESISA EM QUESTÃO DESTE GRANDE PECADO POIS Ñ SEI SE SÓ ORO POR ELE OU SE CHAMO ATNÇAO DELE. POIS SÓ DEUS PODE NOS JULGAR

Anônimo disse...

Olá Alcione.

Primeira coisa que vc precisa fazer é orar por ele. Ao invés de chamar a atenção dele, procure saber se ele precisa de ajuda e quer paracom esse vício. Se for o contrário, se ele fuma porque gosta, apenas ore e procure conversar com ele sobre os males que ocigarro faz a saúde ele. Digo isso pq existem outras coisas e "Grandes pecados" que acontecem na igreja que são muito mais maléficas pra alma do que o cigarro: a mentira, fofoca, acepção de pessoas, os julgamentos e etc. Cigarro é um vicio assim como muitossão viciados em coca-cola, outros em café, outros tem o vicio da gula e etc. A igreja tem q ser um lugar de restauração. Portanto se vc realmente se preocupa com seu amigo, seja amiga e converse com ele, é o que os amigos fazem. Antes de pensar nele como um integrante do grupo de louvor, vc deve pensar nele como seu amigo e irmão e alguén que precisa de você para tudo, não só por causa do cigarro. Ore e peça sabedoria a Deus para não agir apenas com zelo humano, mas com sabedoria e amor.

Um abraço

Valmir Nascimento

Anônimo disse...

Valmir,

Belíssimo texto!


Abraços, flores, estrelas..

Pequisar neste blog:

eXEmplo ouve!

O que se faz? Em que se crè? No que pensar?
Como na nossa música "Planos de bem", existem circunstâncias que nos levam a essas questões.
Todos nós vivemos situações difíceis no nosso dia a dia.
Existe alguma situação que você tem passado que deseja compartilhar conosco?
Escreva p/ contatoexemplo@yahoo.com.br.
Estaremos prontos para ouvir e aconselhar você. Não fique só, conte conosco!