Pesquise no Google ou neste site

Google
 

3.7.08

Fazer o bem cansa...

"E não nos cansemos de fazer o bem..."
Carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas cap.6 verso 9

Ontem estava conversando com meu amigo Paulo Cruz (http://paulopoeta.blogspot.com/) no Messenger. Em um momento da conversa falávamos que todos gostam de usar frases do tipo "eu sou do bem", "eu sou uma pessoa boa" ou até "eu não faço mal pra ninguém". Dificilmente você vai ouvir alguém dizer "eu sou falho, eu erro e nem sempre sou bom com as pessoas". Ninguém quer assumir isso. As pessoas se consideram boas dentro do padrão de bondade que criaram pra si mesmas e "está bom assim". Mas a Verdade é que ninguém é naturalmente bom.
Vimos a algumas semanas atráz o caso do rapaz que foi linchado na porta de uma boate por mais de 15 jovens. Testemunhas dizem e as câmeras revelam que um começou a bater nele e outros foram chegando. Esse caso ilustra uma realidade comum da natureza humana: basta alguém começar uma maldade que o "reforço" aparece rapidamente. Diante desse caso do linchamento, todos nós como população nos revoltamos e dizemos: "Meu Deus, que absurdo!". Só que em contraponto temos visto pessoas no nosso país lutando contra a corrupção, desigualdades sociais e violência e elas sempre tem que apelar para chamar a nossa atenção pois se vêem lutando sozinhas diante de um monstro gigante. Questão: Por que a maldade consegue apoio tão rápido para realizar mais seu objetivo e a solidariedade é sempre um caminho solitário e cansativo? Se somos tão bons, por que sempre são necessárias mobilizações, campanhas e um apelo para nos fazer acordar diante das crises sociais? Isso mostra que fazer o bem não é algo natural em nós e requer sempre um esforço. Nossa tendência é cansar de fazer o bem e dormir no barulho do mal. Deixar de pensar só em mim mesmo e começar a pensar no próximo requer um esforço interno onde tenho que dizer não para a minha natural indiferença. Não usar a violência quando estou irado com o meu próximo requer auto-controle: tenho que puxar as rédeas e controlar o animal dentro de mim. Sendo assim, fazer o bem não é algo natural em nós e sim uma busca. O nosso estado natural é sempre de egoísmo, indiferença e vingança. Sempre temos que fazer um esforço e dizer não a nós mesmos pra fazer o bem de fato. Prova disso é a aquela famosa frase popular: "Você não pode ser muito bonzinho nesse mundo, se não você roda". Hoje em dia a malícia tem status de "virtude". Não são poucas as vezes que nos pegamos em conflito, pensando se vale a pena fazer o bem e ser honesto. A canseira nos atinge e questionamos: é possível ser justo?
O justo viverá da Fé. A Fé no Amor e na Justiça quem vem de Deus é o caminho de busca por esses atributos que estão além de nós. É essa busca que nos justifica e não nossas bem intencionadas auto-justificações.
Vivemos em um país onde muita das vezes é mais vantajoso usar a malícia do que buscar a auto-doação e a justiça.

A escolha é nossa: deixar o mal nos vencer pelo cansaço ou não nos cansar-mos de buscar fazer o bem.


Valmir Nascimento

2 comentários:

Paulo Cruz (PC) disse...

Mano, acho que esse é o seu melhor texto!
Não porque era comigo que conversava, claro! (rsrsrs), mas porque está profundo e muito bem escrito.

Parabéns!!!

Jesus disse que somos maus (Mt 7:11), portanto, já temos um problema: não dá para discutir com o Mestre, certo?

Tudo bem que há quem ignore o Mestre, mas aí, antes de tudo, discute consigo mesmo, entra em conflito, fazendo coisas ruins e se achando "do bem".´
É aquilo que eu disse: "ser do bem", como dizem os escapistas, é impossível, pois não somos bons. A bondade não está e nós.
Com isso posso desagradar alguns, pois acabo caindo no conceito calvinista de "Depravação Total"; mas, por outro lado, depois de ver tudo o que eu já vi (e até fiz), fica difícil achar alguma virtude natural em nós que não tenha sido corrompida.

No final das contas, fazer o bem, como diz o apóstolo Paulo aos Gálatas (conforme o texto citado por ti), é, conforme o vss. 15, ser uma Nova Criatura; pois essa nova criatura é dirigida por Deus, pela sua vontade soberana e sua Palavra.

Abração e Paz,
PC

Unknown disse...

Valeu PC
Tô melhorando rsrs
A busca não para

Realmente. Só podemos ser novas criaturas nascendo denovo no 2º Adão: Cristo Jesus.
É dificil p/ ser humano aceitar que antes de cometermos o pecado, nós nascemos e somos pecado. É aquela coisa né: se Adão pecou, é porque eu tbm pecaria.
Deus se fez pecado e anulou Nele esse efeito de queda em nós né.
Agora nossa busca é avançar dentro desse novo nascimento em Cristo.
è uma nova vida.

Um abraço

E não nos cansemos de pensar rsrsr

Pequisar neste blog:

eXEmplo ouve!

O que se faz? Em que se crè? No que pensar?
Como na nossa música "Planos de bem", existem circunstâncias que nos levam a essas questões.
Todos nós vivemos situações difíceis no nosso dia a dia.
Existe alguma situação que você tem passado que deseja compartilhar conosco?
Escreva p/ contatoexemplo@yahoo.com.br.
Estaremos prontos para ouvir e aconselhar você. Não fique só, conte conosco!